sábado, 22 de dezembro de 2012

Você quer mesmo ser Cientista?

Muito interessante o texto publicado pela Professora Suzana Herculano-Houzel, vejam  em

http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/9/27/voce-quer-mesmo-ser-cientista.html

que também tem uma parte 2
http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/10/15/voce-quer-mesmo-ser-cientista-parte-2-uma-proposta-pratica.html

Infelizmente sou obrigado a concordar com a Suzana, escolher ser um cientista no Brasil certamente não é uma escolha fácil e com longas e duras penas (e pedras) no caminho. Além dos problemas apontados pela Suzana, eu acrescentaria que para quem esta em pequenas universidades, fazer pesquisa é uma grande batalha, é criar problema e antes de tudo ir contra o "sistema".

Só para citar um exemplo, para selecionar um bolsista de iniciação científica (IC) você deve escrever um projeto atendendo rigorosamente as normas, projeto esse que quase nunca é executado, pois o mesmo deve ter um nível de doutorado já que é uma concorrência por melhores projetos. Isso é tão estapafúrdio que só mesmo no Brasil para existir nesse formato, afinal a única coisa que o professor (ao menos nas exatas) ganha com a orientação é trabalho, então você tem que querer muito, ter paciência, um bom currículo para resolver orientar alguém, que tomará parte do seu tempo. E porque orientar? Para o professor não vale muita coisa, mas para o aluno faz toda diferença. É claro que existem professores que fazem dos alunos de IC seus escravos, e só conseguem alunos porque alguns necessitam da bolsa para se manterem.

Outra bizarrice é a distorção entre áreas, se mando um projeto de pesquisa na área de Física não consigo dinheiro nas agências de fomento, basta mudar de área que a verba aparece. Fico na dúvida se existe alguma meritocracia nesse processo.

E o que falar da gestão? Tenho certeza que todos que trabalham em pequenas instituições sabem como é difícil a vida de um docente nelas. A gestão democrática vira na verdade a gestão "cumpadi".  Chego a pensar que era melhor termos apenas algumas grandes universidades no Brasil, mas essas com dinheiro, moradia, laboratórios, enfim com estrutura adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário